Rejane Barros, radialista arapiraquense, participa de Seminário Nacional; “Mulheres Comunicadoras”, em São Paulo, representando Alagoas.
Realizado em São Paulo entre 9 e 10 de fevereiro, com mulheres de todo Brasil, pela proteção de jornalistas, comunicadoras e ativistas de Direitos Humanos, com iniciativa da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores em parceria com Instituto Vladimir Herzog e artigo 19.
Movimentos sociais:
Participaram Indígenas, Mulheres do Campo, MST, Artigo 19, Pastoral da Terra, Povos Tradicionais, Movimento de Favelas, Movimento Negro, Abraço Brasil, Coletivo Protege Amazônia, Comitê Brasileiro de Direitos Humanos, Brasil de Fato, Amazônia Real, Rede Axé, União de Mulheres de São Paulo, Intervozes, entre outros movimentos nacionais e internacionais.
Uma das Participantes do Seminário Nacional de Mulheres Comunicadoras foi a Amelinha Teles, jornalista, escritora brasileira que participou da militância do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contra a Ditadura Militar. A jornalista foi presa e torturada pelo DOI-Codi, e desde então, é uma das principais vozes que denunciam os abusos sofridos durante o regime.
Amelinha desenvolve um trabalho de militância feminista histórica. É diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, integra o Conselho Consultivo do Centro Dandara e é autora de diversos livros sobre o tema. Ela também integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo.
Rejane Barros
Radialista, Comunicadora Popular, integrante da Rede Nacional de Proteção à Jornalistas, Comunicadores e Ativistas de Direitos. Dirigente da Rádio Comunitária A Voz do Povo, A Voz de Deus de Arapiraca, Diretora de Cultura da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço Brasil), membra do Coletivo de Mulheres Alagoanas no Agreste e Grupo Mulheres do Brasil.
Produtora e apresentadora do Programa no Rádio e nas Redes, o programa é apresentado e transmitido pela Rádio Comunitária 105,9 FM de Arapiraca, única Rádio Comunitária outorgada na cidade, com 21 anos de atuação e Retransmitido pelo canal Abraço Brasil no YouTube, sobretudo, algumas Rádios Comunitárias que Retransmitem as pautas abordadas no programa no Rádio e nas Redes referência na comunicação Comunitária, cultura, gênero, da liberdade de Expressão, e do papel da mulher no rádio.