Por Redação com Assessoria

A Fundação Biblioteca Nacional certificou o Programa de Conexão de Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Arapiraca (Integrara) pelas ações desenvolvidas este ano.

O programa é coordenado pelas professoras Ana Karla Messias e Tairan Barbosa Oliveira, com acompanhamento do superintendente pedagógico João Paulo Holanda e a secretária de Educação, Eliete Rocha.

O modelo de educação integral foi implantado em Arapiraca no ano de 2007 na primeira gestão do prefeito Luciano Barbosa.

Atualmente, 12 unidades de ensino integram a rede municipal, e mais duas escolas de tempo integral estão sendo construídas em Arapiraca, nos bairros Baixa Grande e Batingas.

Matriz curricular

Buscando expandir a educação integral e fortalecer a sua matriz curricular, o Núcleo de Educação Integral (NEI) tem   gerenciado o aprimoramento das atividades pedagógicas e a permanência de uma cultura de educação integral na rede.

O município também conta com cinco centros de apoio às escolas de tempo integral, incluindo a Escola de Artes, Escola de Circo, Planetário Municipal, entre outros equipamentos para fortalecer o aprendizado e os conhecimentos dos estudantes da rede municipal.

Estão sendo realizadas atualizações das diretrizes, diagnóstico e ajustes da oferta de componentes curriculares e de matrículas, realização de formação continuada mensal para os profissionais envolvidos, bem como a implantação do  Programa de Escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Arapiraca (Integrara), que teve o seu registro aceito e reconhecido pela Biblioteca Nacional.