A magia de um livro que encanta as crianças, vem da imaginação de uma mãe que percebe as incursões lúdicas que impressionam esses seres em pleno desenvolvimento, principalmente, quando um desses seres é o próprio filho de cinco anos.
Carla Emanuele foi uma criança bem precoce no quesito desenvolvimento intelectual.
Seu desempenho na infância e adolescência desemboca no magistério e na presidência da Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Grande promotora das letras, cultura e arte, Carla se destaca pelo dinamismo, fé e incentivo aos talentos da sua terra; Arapiraca, no Agreste alagoano.
Aos doze aninhos já dava sinais de sua precocidade, com as aulas de reforço que dava quando cursava ainda, a sétima série.
E assim cresceu. Trabalhando para ajudar a complementar as despesas de sua casa, Carla Emanuele, agora, aos dezesseis anos, já enfrentava uma sala de aula de cursinho, onde também lecionava. E aos domingos descansava trabalhando para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE.
Aos 19 anos, já era servidora pública, com seis concursos realizados, sendo aprovada em todos eles.
Ingressa na FUNESA, hoje UNEAL, em Arapiraca.
Aos 20 anos, conclui o seu primeiro curso superior. É formada em Letras, Pedagogia e Administração.
Suas teses científicas e sua veia literária, transformaram-se em Sete livros.
Hoje é a Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes —- ACALA; presidente da União Brasileira de Escritores — UBE — núcleo Arapiraca; Professora — Servidora Pública do Estado e do Município de Arapiraca; Apresentadora do Programa Educação em Foco — TV Opps; Escritora; Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional, e ainda, profissional “Coach”.
Claro que o seu dinamismo e capacidade intelectual, levariam-na a estas atividades.
Seu último laçamento; Arapiraca, minha cidade, minha riqueza, é um livro voltado para as crianças arapiraquenses, que permite a interação com a pintura, que envolve a educação patrimonial, as memórias da cidade, o pertencimento cultural da sua região, e sobretudo, o protagonismo da própria história, que inicia sua formação na infância.
Seu Filho Kevin Messias, de apenas cinco anos, foi a grande inspiração desse novo lançamento, que conta a história da fundação dessa cidade metropolitana até aos dias atuais, segundo município alagoano em população, na sua economia e importante centro de negócios de todo o estado alagoano.
Essa obra já foi adquirida e faz parte do acervo pedagógico de grandes instituições de ensino, a seguir; colégio Alfa, Colégio MULTIVISÃO, Colégio Santa Izabel, Colégio Santa Esmeralda, Escola Santa Clara, Escola Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Domingos Rodrigues, Escola Virgem dos Pobres, entre outras que ainda estão buscando essa nova maneira de contar a nossa história para as crianças dessa terra de todas e todos nós.
Fundou a Editora Performance, que abriu as portas para novos escritores e escritoras contarem as históricas estórias que antes estavam nos fundos de baús ou engavetadas por falta de incentivo.
Ainda sobra tempo para cuidar da família que constituiu com o seu marido Fábio Costa silva, que encaixa no axioma; “ao lado de uma grande mulher, existe ali, um grande homem, um companheiro”.