Em 2017, Aurélia Fernandes, ainda Secretária de Saúde de Arapiraca, em parceria com a UNCISAL – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, e a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, iniciaram um projeto pioneiro, em Alagoas, de formação para Técnicos em vigilância de saúde. O Curso técnico, com duração de dois anos e três meses, foi oferecido aos funcionários públicos, na área da Saúde, da Prefeitura de Arapiraca.
Dois anos e três meses depois, ao final do último mês de abril, houve a formatura da primeira turma, em Alagoas, de Técnicos de vigilância em saúde, formada por 16 servidores municipais de Arapiraca.
O curso Técnico em Vigilância em Saúde, forma profissionais que contribuem para a ação conjunta dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia.
O profissional técnico em Vigilância em Saúde está habilitado para atuar no mercado de trabalho com capacidade de prevenir, diminuir ou eliminar riscos à saúde; intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços, ampliando a atuação da vigilância em saúde e a incorporação das atividades de saneamento, muitas vezes exercidas isoladamente.
Num momento como esses, que vivemos o agravamento do número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, esses profissionais já iniciam as suas funções com a missão de ajudar decisivamente para o combate e controle dessas doenças.
A vereadora Aurélia Fernandes, atualmente em pleno mandato, na última Seção Ordinária, declarou da Tribuna da Câmara de Vereadores, que essa iniciativa lhe deixa um pouco mais realizada e muito orgulhosa, juntamente com os primeiros 16 formandos em vigilância da saúde, por terem iniciado este processo, lá em 2017, e com isso, melhorar o nosso Sistema Único de Saúde – SUS, com a introdução desses nossos servidores municipais da saúde, agora capacitados e aprovados para realizarem a missão de cuidar e proteger a saúde de Arapiraca.