Publicidade

Aurélia Fernandes, uma cria de Doutor Judá!

Compartilhe nas redes:

pai2Be2Bfilha.jpg
Imagem da capa

Para a comunidade arapiraquense, o nome “Doutor Judá”, remeti-nos à história viva de Arapiraca.

De grande influência política na região, aos feitos que muitos arapiraquenses recordam. Recordam, e ainda trazem consigo as boas passagens desse médico pioneiro em suas vidas. É o pioneiro em parto cesariana, realizado no Hospital Nossa Senhora de Fátima. E, de lá para cá, o Doutor Judá participou ativamente do desenvolvimento não só da medicina, como também,  da boa política e do crescimento de toda a região.
Dona Almira, claro,  segurou toda a barra dos filhos, da casa, e da vida e dos feitos dele próprio, do Doutor Judá.

Aurélia Fernandes, filha de um homem consagrado pela história desse lugar, vem conduzindo a sua atividade pública de maneira que já coleciona algumas proposições de Políticas Públicas, e ações voltadas para o bem comum da comunidade, e que já surtem efeitos.
Secretária Aurélia Fernandes propõe o Conesul

Secretária de Saúde, por duas gestões, em Arapiraca, Aurélia tem como uma de suas frentes, a luta contra o câncer. E como secretária, implantou campanhas de prevenção, defesa e proteção aos portadores dessa doença. Também, em meio a uma crise de fornecimento de medicamentos à população, em Arapiraca, ela sugeriu à Câmara, a assinatura de um convênio com o Conesul, um consórcio, que por meio de licitação para todo o estado, adquiria os produtos muito mais baratos e quase todos já com pronta entrega. A câmara acatou e autorizou o convênio que aliviou a falta de remédios nas farmácias públicas.
Após a sua passagem pela Secretaria de Saúde, na atual gestão, voltou a ocupar sua cadeira na Câmara Municipal de Arapiraca.
Aurélia assume em maio de 2018, sua vaga de vereadora reeleita. Com larga experiência como gestora da Saúde municipal, em nove meses de Câmara, apresentou vários requerimentos que propõe projetos de leis que vai de benefícios dos servidores públicos, como oferecer mais tempo na licença paternidade, respeitando tratados nacionais e internacionais, passando pela promoção e proteção da saúde da população. Um de seus requerimentos, Projeto de Lei 06/19, endereçado ao Poder Executivo, tem como objeto, proibir os estabelecimentos de alimentação a fornecerem utensílios de plástico, substituindo por material biodegradável, evitando a contaminação do meio ambiente.
Porém, além de Arapiraca, a sua mais nova luta beneficia toda a Alagoas , principalmente as regiões Agreste e Sertão. A implantação de um Hospital Universitário, no campus da UFAL, aqui em Arapiraca.

Em ofício datado em 17 de outubro de 2018, Aurélia oficializa esse sonho de toda Arapiraca e região, e com certeza, um pouco do sonho do seu pai, o médico Judá Fernandes de Lima, o Doutor Judá.
Resposta do Ministério da Saúde
A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou por unanimidade, e a então presidente Graça Lisboa, em nome do Legislativo arapiraquense e da vereadora Aurélia Fernandes, encaminhou o ofício para o Ministério da Saúde.
O sonho começou a se tornar realidade com a resposta, em 13 de dezembro de 2018, da Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar, do Ministério da Saúde, que indicou os caminhos para os devidos procedimentos para a realização do projeto de implantação do Hospital Universitário.
Aurélia em Sessão Itinerante
Aurélia Fernandes, hoje, defende a união de todos, para trazerem, para Arapiraca, esse Hospital Escola.
Além do apoio incondicional da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Aurélia con
ta com os apoios, também decisivos, do novo senador Rodrigo Cunha e do deputado federal JHC, aliados políticos da vereadora.
“Um passo grande! Agora é unir as forças com o nosso senador Rodrigo Cunha, com o nosso deputado federal JHC, como também, os demais deputados e senadores do Estado de Alagoas, para consolidarmos a implantação do Hospital Universitário no Campus UFAL de Arapiraca”, falou a vereadora Aurélia Fernandes.
Por Carlo Bandeira