Publicidade

Boibumbarte na Arte Alagoana!

Compartilhe nas redes:

Susie2BCysneiros.jpg
Imagem da capa
Boibumbarte na Arte Alagoana!


Palco Aberto; para a música produzida em Alagoas. E isto, graças ao esforço e a abnegação de

um grupo de pessoas loucas.
Loucas pela cultura local, pela cultura da nossa cultura. É a cara do Instituo Boibumbarte de Cultura.
Daí, o meu mais sincero respeito e a mais sincera admiração por uma louca.
A louca por nossa cultura e folguedos, Susie Cysneiros, energia que alimenta a loucura cultural desse grupo que faz o Boibumbarte, e que nos ensina o quanto somos ricos.
Vamos saber um pouco sobre o Palco aberto, que já parte para a sua sétima edição.

                                             
Carlo Bandeira; Com a variedade de ações culturais que conheço do Instituo Boibumbarte, como surgiu esta, o Palco aberto?

                                  
Baianas de Penedo
Boibumbarte;
Em 2004 demos o ponta pé inicial de nosso projeto, pensando em valorizar a música de Alagoas. E em 2010 o projeto Palco Aberto foi reestruturado, e ofereceu para jovens dos 102 municípios do Estado o Curso Conscientizando para a Cultura. Uma oportunidade para os jovens, professores e estudantes da rede pública conhecerem melhor e valorizarem a cultura de Alagoas. 
Deste curso surgiu o Núcleo de Produtores do Palco Aberto que culminou na realização do Corredor Cultural Alagoas Viva. O corredor percorreu 8 cidades polos de Alagoas com a participação de 42 municípios e mais de 500 expressões culturais, entre música, folguedos, teatro, moda, literatura e artesanato.
CB
Qual o período de realização do Palco Aberto?

Boibumbarte

A 7ª Edição do Projeto Palco Aberto será realizada
no período de 22 de Outubro, próximo sábado, e depois todas as Quintas Feira até o encerramento dia 15 de Dezembro,  com o patrocínio da ALGÁS e o apoio cultural do IZP – Instituto Zumbi dos Palmares. 
CB
Onde se darão as apresentações do Palco Aberto?
Boibunbarte:
O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, no Instituto Zumbi dos Palmares – IZP – em Maceió, será o palco do Projeto, que além de valorizar a nossa música quer também oportunizar o encontro de boas ideias, de boas conversas, para isso, fechou parceria com o DIRETORIA Rock Bar que garantirá o clima descontraído.  A Galeria contará ainda com uma feirinha de produtos autorais.
CB
Será a sétima edição deste projeto, o que ele deixa para os artistas de Alagoas, para o produto cultural alagoano?

Boibumbarte

O Projeto Palco Aberto já publicou 3 CDs, e um DVD comemorativo pelos cincos anos de Projeto.  São 59 compositores de músicas produzidas em Alagoas, que alcançam visibilidade nacional e internacional. Toda coletânea e ações do projeto estão disponíveis no site: http://www.projetopalcoaberto.com.br/


Já vi de perto, bem de dentro, as apresentações de folguedos e exposições realizadas pelo Instituto Boibumbarte. E essa loucura pela nossa cultura, torna-se a segurança de que a riqueza cultural do nosso estado, do nosso nordeste seja, não só conhecida, mas reconhecida como espectro elementar da Alma  alagoana, nordestina e, sobretudo, brasileiríssima.

Boibunbarte e a nossa cultura; de Alagoas para o Mundo!

Por Carlo Bandeira