Um Pedacinho do Paraíso!
Uma Cidadezinha encrostada no Agreste alagoano, porém, numa zona de Mata Atlântica, em recomposição, resiste em teimar na manutenção da tranquilidade, da paz e bem estar de seus visitantes
Em meio aos distúrbios das metrópoles, Feira Grande, uma cidadezinha do interior de Alagoas, com cerca de vinte e dois mil e quinhentos habitantes, distante da capital Maceió, pouco mais se 150 km, abriga um recanto de uma tranquila beleza que está se recompondo com a ajuda de duas empreendedoras, que fundaram o Clube Jasmim Suíço.
Celia Maria |
Tamara |
Com uma política voltada para a preservação da natureza, incluindo-se, muito principalmente, o ser humano, Celia Maria, alagoana, e Tamara, proveniente da Suíça, mas, brasileiríssima no amor por essa terra, promovem a transformação de um pedaço de terra que sofre as consequências do desmatamento e a falta de políticas ambientais. A recomposição da mata com espécies endêmica, da região, é uma das prioridades desta empeleitada.
A recomposição do solo garantirá a cultura de produtos naturais, orgânicos, para consumo de seus hóspedes e frequentadores das áreas de lazer do
Clube. O excedente será destinado ao mercado de consumo.
Construído com muito suor, trabalho e abnegação, as duas meninas se orgulham de terem conseguido oferecer, a toda região, um pouco de paz, rejuvenescendo a saúde de quem frequenta este recanto.
Com recursos próprios, sem a ajuda de governos ou políticas públicas, o Jasmim Suíço nos dá uma lição de responsabili-dade com o ambiente e com as pessoas.
Firmando p
arcerias com agentes ambientais privados, o clube inicia uma nova etapa. Já consolidado como promotora de lazer, encontros e hospedagem o Jardim Suíço implanta, agora, uma gestão ambiental, que permita produzir e abastecer suas próprias necessidades. Serão produzidas organicamente (ecologicamente correto), verduras; produtos como leite, queijos, galinhas e ovos de capoeira, tudo sem a adição de componentes químicos, entre outras variedades de seu cardápio. Tudo natural.
Chalés para hospedagem |
A meta é alcançar a autossuficiência nos seus produtos alimentares. E, com o selo Orgânico, ampliando, gradativamente, para o mercado externo.
O Município de Feira Grande e cidades vizinhas têm a sorte de desfrutar desse empreendimento privado, fruto da dedicação e investimentos próprios, dessas duas promotoras do desenvolvimento sustentado de toda região. É roteiro certo para quem quer descansar e relaxar dos estresses do dia a dia.
Local para convenções e festas de fim de ano, O clube diversifica a sua atuação, com o aproveitamento da mão de obra local, além de servir como instrumento de conscientização de desenvolvimento Sustentável.
Em Feira Grande, Alagoas; Jasmim Suíço, um pedacinho do paraíso, aqui na terra!
Por Carlo Bandeira
Coluna Jornal de Arapiraca
Fotos: CB