Publicidade

Construção da Escola Aconã!

Compartilhe nas redes:

23-02-20162BGovernador2Bcom2Bcomunidade2Bind25C325ADgena2B092B2528TS2529.jpg
Imagem da capa
Escola Indígena no Pregão!

Com grande alegria, eu, este colunista, recebo uma ligação igualmente alegre; “ liguei para lhe dar uma notícia”. Alguns segundo de silêncio e, o meu Amigo Irmão, Cacique Saraiva Sura Aconã, disfere uma flechada noticiosa recheada de felicidade. E acertou-nos em cheio, bem no alvo, no alvo de um sonho que parece estrar no início de sua realização. Disse-me ele, sorrindo; “Soube por uma amiga, da Secretaria da Educação, que foi aberta a licitação, tipo pregão, para a construção da nossa Escola Indígena, aqui na Aldeia Aconã – Traipu”. “Vamos tirar nossas crianças do relento, vamos poder oferecer uma escola de verdade”.
“Meu irmão, Carlo Bandeira, a nossa luta parece que transformou o nosso sonho em realidade”.
“Vou aí amanhã confirmar essa estória. E preciso encontrar você”!
“Só em pensar que aqueles problemas, que você já publicou, vão acabar; nossas crianças estudando nas varandas das casas da Aldeia ou embaixo de árvores, sem material ou Professores, vão deixar de existir. Só tenho a agradecer a palavra do Governador Renan Filho”.
“E soube também que o Secretário de Educação, Luciano Barbosa, assinou também, um  Edital autorizando a contratação de monitores e professores para a Educação Indígena”.

Foi, também,  nomeada uma equipe gestora para coordenar a educação indígena (Portaria/ SEE n. 2343/2015).
“Precisamos conferir se nessas comissões integram algum Indígena. No mais, é só alegria”.
“A Nação Aconã, agradece. Principalmente nossas crianças e nossos jovens que são, hoje, o nosso futuro”.

Algumas questões serão avaliadas com mais atenção. As escolas adotam o currículo oficial da educação nacional, como qualquer escola da rede pública.

Contudo, a pedagogia a ser empregada, engloba um currículo  que preveja a manutenção e o resgate da Cultura Tradicional daquele povo, onde se construirão as escolas;
Escola Indígena, como o nome já explica. Com professores indígenas, que, hoje, já são preparados pedagogicamente, porém, sem perder as características da transmissão do conhecimento dos povos Indígenas, Agentes indígenas, da educação, terão que ser inseridos no corpo docente dessas escolas.

Que assim seja!
Por Carlo Bandeira
Jornal de Arapiraca: Coluna Carlo Bandeira
Fotos/SECOM – Carlo Bandeira