Desde os 14 anos, Eduardo Lopes vive a importância do exercício da advocacia. E desde muito cedo já nascera a sua certeza.
Seu pai, Benedito Ferreira Lopes, reconhecidamente um valoroso operador do Direito, principalmente no tribunal do Juri, foi e sempre será a sua estrela guia.
Acompanhava-o com a frequência de um discípulo apaixonado pelo que viria se tornar a sua razão de vida; o Direito, claro!.
Eduardo Lopes, advogado por convicção, prestou concurso e se tornou um defensor público, sempre guiado por aquela luz incipiente que emanava do seu pai, que há pouco partiu para a eternidade, porém, a luz continua iluminado o caminho escolhido por Eduardo.
Hoje, representando seus pares da advocacia, exerce a magistratura no TRE, como desembargador eleitoral.
Enquanto estagiário do tribunal de Justiça, mais especificamente, no gabinete do desembargador Humberto Martins, hoje, presidente do Superior Tribunal de Justiça, implementou procedimentos que se tornaram referência para os demais desembargadores, e que formam a sua plataforma para a eleição do quinto; Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas – TJAl.
Os 19 anos de advocacia privada e pública, qualificaram e prepararam Eduardo Lopes, para ocupar a função de magistrado no Tribunal Regional Eleitoral, representando a sua classe!
Enquanto desembargador eleitoral, atende advogado em qualquer lugar e a qualquer hora. Onde se encontra e há espaço para os entendimentos e esclarecimentos sobre alguma causa, lá está ele, ou então, lá vai ele ouvir e discutir as demandas dos advogados e advogadas que lhe pedem a atenção. Isso sem falar do seu gabinete, sempre aberto e acessível; “Há 3 anos atuo com garantismo e respeito à advocacia e suas prerrogativas.
Meu gabinete sempre foi aberto e faço questão de atender a todos os advogados e advogadas pessoalmente para ouvir todas as demandas e julgar conforme a legislação prevê. Sempre fui e continuarei sendo acessível a todas e a todos!”, declara Eduardo Lopes, em sua rede social.
Um Desembargador Delivery, essa é a alcunha que colegas que o conhecem, imprimem ao Eduardo Lopes, por sua presteza, atenção e acessibilidade, seja onde for, se o assunto for as causa jurídicas ou da classe advocatícia.
A sua ação mais recente, foi a exposição de motivos que produziu em desfavor da PEC oferecida pelo Planalto, que tirava algumas garantias da categoria. Entregue pessoalmente aos deputados federais Paulão e ao presidente da Câmara, artur Lira.
Uma de sua qualidade, é o apoio à jovem advocacia, reconhencendo a capacidade técnica das jovens e dos jovens Advogados.
Como plataforma de sua candidatura ao quinto do STJ-Al, que segue abaixo, Eduardo Lopes se proponhe a continuar as mesmas práticas que já efetivamente emprega em seu gabinete, e em sua vida jurídica.
- Acolhimento – acolher todos e todas sem distinção alguma, é isso aprendi com o meu pai, e é isso que faço enquanto Advogado, Defensor publico, e como desembargador eleitoral
- Acessibilidade – é estar à disposição dos advogados e advogadas. Tornar acessivel
- Seriedade – Aplicar correição no próprio Gabinete, estimulando a mesma conduta aos pares.
- Humanidade – Humanidade é acima de tudo, viver os dramas, sensibilizar-se com os problemas do próximo e tentar resolvê-los
- Garantismo – É julgar perante a lei, única e exclusivamente. Respeitar as prerrogativas do advogado, e dizer não aos aviltamentos dos honorários advocatícios.
Eduardo lopes é o candidato que já tem a experiência como desembargador do quinto constitucional, e representa com toda a pertinência, os anseios e a defesa das prerrogativas dos pares advogado, abrindo o gabinete do desembargador, às demandas dos operadores do direito, das advogadas e advogados de Alagoas.