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Família e amigos de Pedro Caetano trazem a peça “Depois de um Acidente de Trânsito”

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Imagem da capa

O espetáculo “Depois de um Acidente de Trânsito” estreou em Maio de 2019, no Teatro SESI Rio Vermelho e fez temporada de dois meses e fará no ano de 2022 várias temporada em espaços comprometidos com as causas sociais.
Por que no mês de maio? Em 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza e passou a ser chamado de “MAIO AMARELO”. Trânsito seguro é a gente que faz, é dever de todos torná-lo mais humano e respeitar as leis. No momento, nós estamos na Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito que irá até 2030.
É necessário fazer algo, o teatro também se mobilize, é necessário dizer, falar o que todos sabem e, às vezes, não querem escutar. É importante conscientizar, também, através do Teatro que o trânsito é perigoso e que todos nós estamos sujeitos aos mesmos riscos. A
Educação para o Trânsito é a solução para a existência de um trânsito seguro e o Teatro através do espetáculo “Depois de um Acidente de Trânsito” estabelece com muito humor, variáveis
para mudança de comportamento humano no trânsito.

Numa época em que se fala muito sobre prevenção de acidentes e preservação da vida, principalmente entre os adolescentes, álcool, velocidade, celular no trânsito, o espetáculo teatral
(voltado para a conscientização de jovens e adultos) “DEPOIS DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO” traz, todos os ingredientes da EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, mesclando humor, assuntos polêmicos, reflexões e realidades. Num ritmo e linguagem clara, passa por todos esses assuntos sem moralismos, mostrando fatos que realmente acontecem sem perder de vista o foco principal que é a preservação da vida. Denuncia a fragilidade do veículo e do corpo
humano diante do direito de escolha da felicidade, da suposta liberdade no ato de dirigir um veículo.
A sede de liberdade começa dentro das famílias, e muitas vezes, é responsável pela marginalização, pelo desequilíbrio, pela frustração, pela infelicidade e até pela revolta e agressividade de certos indivíduos que não encontram apoio e carinho familiar e levam estes aspectos para o trânsito.
Ela é enfática também na escola, no trabalho e em todas as Instituições, sejam civis ou militares, privadas ou governamentais. Mas o principal não é se armar contra essa, ou aquela
situação ou contra qualquer pessoa ou grupo, e sim mostrar o valor e o caráter individual, pois só com a conscientização humanística é que poderemos transformar as mentalidades e salvar vidas no trânsito, o projeto é categórico nesse aspecto.
As transformações pelas quais passaram a figura do condutor de veículo nos meios de comunicação ao longo do século XX e as mudanças de atitude da sociedade foram incorporadas
e incentivadas pela grande mídia de forma paulatina com o passar dos anos. Mas, em determinados segmentos como o comportamento humano no trânsito, não houve avanços consideráveis no sentido de tamanha transformação.
OBJETIVOS SOCIAIS
Diminuir o preconceito causado pelo ato de dirigir dos filhos e buscar um diálogo entre eles com uma maior compreensão sobre a sua existência e papel de cada um na vida do outro.
Gerando benefícios em curto prazo (no ato presencial do espetáculo), em médio (após assistir ao espetáculo, refletir e se reposicionar) em longo prazo (quando os filhos estiverem na condução de um veículo).
Específicos: Atrair a maior quantidade de pais e abrir questões de interesse social usando o espetáculo como instrumento de reavaliação dos fatos de nossa sociedade.
Conseguir trazer para o espetáculo o maior número possível de jovens que vivenciam situações similares e fazer valer os direitos do indivíduo enquanto senhor de suas emoções e de
suas de escolhas.
Informar aos pais que estão em conflitos com os filhos e mostrar a importância do amor de um pai, de uma mãe, na vida de um jovem que fez sua própria escolha.

Alertar aos pais que a manifestação de carinho não precisa ser na hora de um acidente.
Fomentar o hábito da prática de diálogo entre pais e filhos para que se possa participar dos problemas não como um mero observador e sim como colaborar na solução deles.
Conscientizar e informar que o respeito as regras de trânsito salvam vidas.
SINOPSE DO TEXTO
Sete meses depois de um acidente de trânsito acontece no Fórum a conciliação entre as famílias envolvidas para determinar, analisar, discutir as causas e responsabilidades do acidente. Letícia, mãe de Ana Júlia (20) que sofreu um acidente, encontra-se pela primeira vez
com Mário, pai de Samuel (28) que também sofreu o mesmo acidente. Os dois, junto com todos os familiares, estão vivenciando as consequências do acidente e vão lutar por justiça para
identificar o culpado. A Conciliadora Eunice Dantas preside a audiência e quer saber de todos os detalhes e as variáveis que levaram ao acidente.
É na intimidade das discussões que os personagens vão se envolvendo e se deparam com suas inseguranças, medos, angústias, fantasias, sonhos e ilusões de felicidade. Nesse instante de fragilidade exposta diante do outro e deles mesmos, o texto mostra com clareza todo esse percurso da vida humana de forma cômica e sensível.
Uma tragicomédia que envolve três personagens com perfis psicológicos bem delineados leva o espectador a refletir e aprender sobre a educação para o trânsito com muito humor e sensibilidade.

ASPECTOS SOCIAIS DO PROJETO
Visa contribuir para diminuição dos acidentes e orientar os cidadãos nas questões
relativas ao trânsito. Orientando os cidadãos sobre seus direitos e obrigações, encaminhar as
reivindicações aos órgãos competentes, nas questões relativas ao trânsito de veículos e de
interpretação do Código de Trânsito Brasileiro. A melhor forma de evitar acidentes é o
conhecimento, que deve ser repassado aos cidadãos através da educação de trânsito.
A adolescência é um período delicado na vida de todos. É uma fase da vida em que
ocorrem várias transformações de ordem física, emocional e social: física porque o corpo está
se desenvolvendo; emocional porque está vivenciando experiências novas; social porque é
justamente neste período conturbado que esse jovem tem de fazer escolhas importantes, tais como: trabalho, estudo, profissão, etc