Redação com Assessoria/focuarte
Parceria com 10 municípios alagoanos, SECULT, Centro Cultural do Banco do Nordeste e Prefeitura de Juazeiro reunirá cerca de 600 participantes na terra do Padim Ciço.
Pela primeira vez, fazedores da cultura popular no Brasil se reunirão em Romaria para celebrar a fé, intercâmbio de saberes e as práticas populares nordestinas num só lugar. E a famosa cidade de Juazeiro do Norte, localizada no Cariri cearense, será palco deste acontecimento.
Como já é do conhecimento de todos, o FOCUARTE vem ganhando espaço no cenário nacional através de iniciativas que estão movimentando o setor cultural alagoano e ganhando espaço em outros territórios do nordeste, animando as comunidades e agregando novos seguidores ao movimento que muito tem deixado feitos em Alagoas.
A criatividade e o anseio de mestres que há muito tempo não voltavam à terra do “Padim”, levou essa turma, a organizar a 1ª Romaria da Cultura Alagoana que acontece de 04 a 08 de Janeiro de 2023, numa parceria entre 10 municípios e Governo de Alagoas através da SECULT, Prefeitura de Juazeiro do Norte, o Centro Cultural do Banco do Nordeste e a Basílica Santuário de N. Srª das Dores.
A programação oficial contará com celebrações religiosas, encontro de saberes, turismo religioso e muitas apresentações culturais que estão incluídas no Festival Ciclo de Reis organizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte anualmente. De Alagoas, participaram os seguintes grupos; Pilar: Guerreiro Treme Terra Pilarense, Quebrangulo: Nega da Costa, São Miguel dos Campos: Taieira Nair da Bertina, Coruripe: Mané do Rosário, Maceió: Pastoril Recordar é Viver, Ciranda Arrumadinha, Guerreiro São Pedro Alagoano, Companhia Flor que se Cheire, Arapiraca: Destaladeiras de Fumo, Guerreiro Aza Branca, Coco de Roda Mestre Nelson Rosa, Anadia: Guerreiro Campeão Vencedor e de Coqueiro Seco, a Chegança Silva Jardim.
Com a realização da 10ª Feirinha da Diversidade, haverá a participação de artesãos de Atalaia, Ouro Branco, Satuba, Rio Largo e Maceió.
A realização desta Romaria, ainda conta com o apoio da deputada estadual, Fátima Canuto, que muito tem contribuído para o protagonismo da cultura alagoana através de projetos e emendas voltadas ao setor.
A programação oficial, poderá ser acompanhada através das redes sociais do FOCUARTE, do canal Alagoas Cultura e a Celebração da Santa Missa que abre a Romaria, será transmitida pela TV Web Mãe das Dores, às 09h do dia 05.