Por Carlo Bandeira
Girau do Ponciano tem sua população rural como maior promotora de geração de renda e trabalho no município. 70% de sua população vive no campo, e tem na agricultura familiar o esteio da economia local.
Por isto, Girau revigora a Educação do Campo, em sua grade curricular, sobretudo, porque a pedagogia do campo visa mobilizar os habitantes do meio rural para obter a implementação de políticas sociais voltadas não apenas para assegurar o direito à educação da população rural, mas também para reflexão e elaboração teórica de princípios político-pedagógicos articulados às práticas educativas desenvolvidas no interior das lutas sociais levadas a efeito pelos povos do campo. (SAVIANI, 2008, p. 172).
É importante reforçar que a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), em seu artigo 1º, institui que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
A Professora Quiteria Cezar, secretária municipal de educação e cultura, instituiu uma comissão formada por profissionais da educação para a implantação da Educação do Campo, elaborando e intensificando as novas técnicas usadas para as necessidades do município, respeitando suas peculiaridades sazonais e socioculturais.
“Graças ao apoio incondicional e consciência do prefeito David Barros, que ressalta sempre a importância das famílias do campo, para o desenvolvimento de Girau do Ponciano, chegamos aqui hoje para discutir e confeccionar o novo plano para a Educação do Campo do nosso município, que vamos implantar ainda neste ano”, finalizou a Professora Quiteria Cezar.