Redação com Assessoria
O secretário de Esportes, Josenildo Souza, representou a Prefeitura de Arapiraca, em nome do prefeito Luciano Barbosa, no Seminário de Esportes para Políticas Públicas, na manhã deste sábado (21), em Arapiraca.
O encontro aconteceu no Salão de Convenções do Hotel Sol Nascente, com a participação do secretário Especial de Gestão da Secretaria do Esporte, Juventude e Lazer do Estado de Alagoas (Selaj) e do presidente da Federação de Karatê-Dô de Alagoas, Orcione Santos, com projetos educacionais no município de São Miguel dos Campos.
Com a participação de representantes de 16 municípios sergipanos, Josenildo Souza ressaltou a criação da Secretaria de Esportes de Arapiraca pelo prefeito Luciano Barbosa e apresentou os projetos esportivos realizados no município. Participaram com ele os técnicos e professores de Educação Física, Aurélio Torres e Rosana Soares da Silva.
“Estamos honrados deste evento ser realizado aqui em Arapiraca e em apresentar nossa estrutura voltada ao esporte, beneficiando suas modalidades e incentivando a participação da comunidade nos projetos esportivos da nossa cidade por incentivo do nosso próprio prefeito Luciano Barbosa”, discursou Josenildo Souza.
O secretário de Esporte de Arapiraca parabenizou a iniciativa do prefeito Luciano Barbosa pela criação da nova secretaria, desmembrando Esporte da Secretaria Municipal de Educação, para dar autonomia aos projetos esportivos no município. O PP público sergipano aplaudiu a decisão do prefeito de Arapiraca.
“Este ano, o nosso prefeito revitalizou a estrutura física do Clube do Servidor, onde funciona o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, que tem um ginásio poliesportivo com medidas oficiais, campo de futebol, uma piscina semiolímpica, possibilitando ainda mais uma estrutura adequada para as práticas educacionais, sociais e, sobretudo, educacionais”, relatou Josenildo Souza.
O secretário também ressaltou a valorização do prefeito Luciano Barbosa pela contribuição financeira aos dois principais clubes de futebol de Arapiraca com repasse de recursos próprios mensalmente ao ASA e ao Cruzeiro. Além de contribuir com atletas que se destacam na cidade e precisa de apoio para participar de competições em outros estados ou países. O que deixou os participantes sergipanos admirados com a atitude do Executivo Municipal.
Projetos federal, estadual e municipal
Com o tema do seminário sobre “O Esporte como ferramenta transformadora para o desenvolvimento nos municípios”, o secretário Especial de Gestão da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, destacou em sua apresentação os projetos esportivos realizados em Alagoas com parceria com o governo federal.
Ele citou projetos como o Programa Segundo Tempo, que tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
“Temos que ter técnicos que trabalhem para que possamos obedecer aos critérios estabelecidos nos editais e, assim, inscrever os municípios que poderão ter suas secretarias de Esportes e desenvolver essa prática junto à comunidade local”, explicou Charles Hebert.
O secretário Especial de Gestão do Esporte de Alagoas frisou também programas de políticas públicas que devem ser elaborados pelos municípios como a criação de editais, conselhos municipais, programas de apoio às federações, clubes e atletas.
“Os municípios precisam criar um Plano Municipal de Esportes e planejar uma execução de emendas parlamentares estadual e federal para conseguir recursos dos deputados, como também uti8lizar a capacitação de programas estadual e federal para potencializar as ações esportivas no município”, destacou Charles Hebert.
O secretário falou também sobre o Bolsa Atleta, programa como Melhores do Ano e a construção e entrega de aparelhos esportivos com manutenção. Mas, segundo ele, é necessário que o município tenha capacidade técnica para obter os programas do Ministério do Esporte.
Caso de sucesso
Para finalizar o evento, o presidente da Federação Alagoana de Karatê-Dô Tradicional e presidente da Associação dos Bairros Bela Vista I e II de São Miguel dos Campos demonstrou o case de sucesso com a luta das escolas de Karatê-Dô implantadas por ele no município alagoano.
“É um projeto de capacitação profissional que incentiva os alunos a serem excelentes nos treinos e nos estudos em sala de aula. Dessa forma, vamos nos desenvolvendo e sendo reconhecidos pelo esforço de todos na criação da nossa história e tornando os alunos em cidadãos para a vida”, enobreceu Orcione Santos.
O evento terminou neste domingo (22) com a palestra do mestre em Direito Público Sidney da Silva Rêgo, das 8h às 13h, no Salão de Convenções do Hotel Sol Nascente, realizado pela empresa Ecos Escola de Cursos.