Torneio esportivo faz parte da programação da campanha Maio Laranja
Redação com Assessoria/Smesp
Neste sábado (18), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu um dia de muita diversão e práticas socioeducativas para as crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) com o InterCras. O torneio esportivo fez parte da programação do Maio Laranja, campanha que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação contou com a presença da secretária Fabrícia Galindo e os demais gestores da SMDS, bem como técnicas dos nove CRAS, que participaram deste momento de confraternização ao lado de dezenas de crianças e adolescentes. A realização do evento também teve parceria das secretarias de Educação e de Esportes, que forneceram todo o apoio necessário.
O torneio teve três modalidades: corrida, jogo de queimada e futsal, todas com medalhas e troféus como premiação para as equipes vencedoras. Entre crianças, adolescentes e adultos, o espírito esportivo reinou e todos aproveitaram o dia com um sorriso no rosto, pouco importando o resultado final.
O InterCras faz parte de uma programação extensa da secretaria para o mês de maio, que já contou com seminários e capacitações, além da campanha “Seu Imposto de Renda Muda o Futuro”, que teve como objetivo sensibilizar cidadãos a doar 3% do imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A programação ainda continua até o final do mês, com oficinas, blitz educativa e a Semana do Brincar, campanha anual de resgate das brincadeiras, este ano com o tema “Vem pra Roda”. Confira a programação completa AQUI.
Assunto sério
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cerca de 81% dos casos de abuso sexual infantojuvenil em território nacional são praticados por pessoas próximas da vítima e em ambientes familiares, envolvendo uma realidade pautada em ameaça, manipulação e medo. No Brasil, a cada hora, três crianças são vítimas de violência sexual.
Essa realidade cruel torna fundamental o trabalho realizado pela Prefeitura na conscientização aos sinais que as vítimas podem demonstrar. Levantar esta bandeira e lutar contra este mal é promover um futuro saudável e cheio de cidadania para nossas crianças e adolescentes.