O vereador João Catunda participou, na manhã dessa sexta-feira, 9, no auditório do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, da assembleia realizada pelos agentes de saúde e de endemias de Maceió. A categoria luta pela pela implantação do piso nacional e a correção da tabela dos planos de cargos e salários.
Depois de uma semana de greve, onde os profissionais ocuparam o prédio da Secretaria de Economia de Maceió (Semec), no Centro, como forma de protesto, a categoria teve uma audiência de conciliação com os representantes do município onde a prefeitura não apresentou uma proposta que contemplasse os serviços públicos.
Segundo Alessandro Fernandes, diretor do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (Sindsaude), a categoria tentou mostrar ao município através de dados e legislação a possibilidade da implantação do piso salarial no início da carreira.
João Catunda, na oportunidade, lembrou que, em menos que dois anos, esse é o segundo movimento de greve que o município presencia. “Isso mostra a ingerência da atual gestão, o descaso da atual gestão que tanto prometeu em época de campanha, defender o servidor público municipal. Precisamos, nesse momento, nos juntar para defender os direitos de vocês e que esses direitos não sejam esquecidos ou cessados por questões políticas”, afirmou.
Na próxima segunda-feira, 12, será apresentado pela categoria uma contra proposta, para ser analisado pelo município de Maceió e após a manifestação da gestão, será realizada uma nova assembleia onde definirão novos encaminhamentos. Não descartando a possibilidade de decretar greve por tempo indeterminado.