Publicidade

Mania de fazer o BEM

Compartilhe nas redes:

Imagem da capa

Por Carlo Bandeira

        Maria Aparecida Bento de Barros, mais conhecida por Cida Bento, nasceu em Major Izidoro, Alagoas. A grande maioria de seus amigos e amigas, admiradores e admiradoras, espantavam-se quando sabiam ser natural de outro município que não fosse Arapiraca. A sua dedicação a este povo é digna de pertencer a uma galeria de fazedoras do BEM a esta Terra, Capital do Agreste.

   Por onde passou, o seu trato com as pessoas foi o marco da vida dessa nova arapiraquense, agora de direito. Ninguém nunca levantou alguma suspeita que não fosse uma filha da Terra de Manoel André. Todavia, poucas pessoas sabiam da sua procedência izidorence.

   Cida Bento acaba de receber o Título de Cidadã Arapiraquense, na Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Arapiraca, nessa quinta-feira, 18. Essa indicação foi formalizada pelo vereador Fabiano Leão, em sinal de todo o reconhecimento de Arapiraca pelos serviços prestados desta Assistente Social à população desta cidade.

     A partir de 1980, Cida Bento tem promovido sistemas de arranjos da produção rural de pequenos produtores, em todo o Agreste e Sertão alagoano, sempre com foco no bem-estar das pessoas e de suas famílias.

    Chega à Arapiraca, em 1996, transferida pela EMATER para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, ano em que a cultura do fumo já apresentava sérias evidências de sua decadência. Contudo, Arapiraca ainda ostentava o título da segunda economia e população de Alagoas. A partir daí, a arapiraquense nascera na alma desta técnica em desenvolvimento social, quando foi convidada por Célia Rocha, em seu primeiro mandato, para fazer parte da equipe que iria planejar as ações do sistema de saúde do município. Célia Rocha já gozava de certo prestígio no cenário nacional como a primeira gestora municipal, à época, secretária de saúde a adotar no país o Sistema Único de Saúde, o SUDS, criado pela constituinte de 1988.

   No início de sua atuação, Cida Bento já enfrentava outro desafio, em 1997, com a implantação do Programa Saúde da Família, o PSF, que substituía o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, o PACS.

     Invariavelmente, Cida Bento conquista mais um capítulo de sucesso na sua trajetória. Ela faz parte, agora, de uma equipe que se tornou referência nacional, outra vez, sob o comando da prefeita Célia Rocha, sua amiga inseparável, até hoje. Sempre nos bastidores, raramente aparece, mas do planejamento à implantação desse novo sistema de saúde, o PSF, Cida Bento participou ativamente de todas as etapas que consagrou, mais uma vez, o sistema de saúde de Arapiraca, referência no País. Com isso, Cida Bento faz parte da história deste lugar. Essa nova filha ocupa uma galeria que tem mulheres que fizeram e ainda fazem o BEM para esta Terra, como a saudosa Ceci e a própria Célia Rocha.

     Requisitada por Luciano Barbosa, Cida Bento hoje cuida do Instituto Municipal de Previdência – IMPREV, outro desafio que está sendo gerido por ela, que tem o total apoio do prefeito Luciano.

         Nada mais justo o reconhecimento da Câmara de Vereadores outorgar o título de cidadã honorária de Arapiraca, a quem entregou e continua se entregando ao povo de sua terra conquistada e merecida.

obs.

Vídeo-clipe: Clique e assista a uma pequena mostra de como era e o que se tornou a saúde de Arapiraca em 1998, com a participação de Cida Bento e toda a equipe de saúde arapiraquense. Veremos porque o planejamento, implantação e as ações do PSF Arapiraca se tornaram modelo para o Brasil.