A sanfona está presente na memória popular de todo brasileiro, e foi ao som de Luiz Gonzaga e de outros artistas que o apego ao instrumento que mais representa o povo nordestino ganhou o mundo, rompendo as fronteiras do ocaso. Agora, que o Forró se transformou em Patrimônio Cultural do Brasil nada melhor que uma dezena de sanfonas pra aumentar o nosso amor por esse pedaço de chão.
Neste mês de novembro, o FOCUARTE em parceria com seis municípios alagoanos e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/AL) promove a 1ª edição do “Novembro Sanfônico” com o intuito de difundir ainda mais a cultura do forró por aqui. Para tal, o projeto conta com a participação especial da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste (João Pessoa-PB), de artistas locais ligados ao forró e tudo isso o público poderá conferir de graça.
Essa iniciativa conta com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e com o patrocínio das prefeituras onde haverá as apresentações (Maceió, Pilar, Coqueiro Seco, Coruripe, São Miguel dos Campos). A turnê inicia no próximo dia 18 em Pilar, segue por Maceió, Coqueiro Seco, Coruripe, no Circuito Penedo de Cinema e encerrará no dia 21 em São Miguel dos Campos.
Para mais informações, basta acessar as redes sociais do FOCUARTE e ficar por dentro de tudo.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste foi fundada a partir de uma oficina de acordeon ofertada pela Associação Balaio Nordeste e a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) em março de 2010. As turmas formadas pelo curso foram apresentando-se ao longo dos anos e se consolidando como grupo musical.
O projeto surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e também como uma alternativa ao mercado de trabalho para os músicos acordeonistas. É um projeto que começou com arte-educação e hoje difunde a cultura paraibana por onde se apresenta.