O Mesmo Mundo em Todo Lugar!
O mundo continua o mesmo, doce ou cruel, dependendo apenas da onde e como se esteja vivendo.
No oriente; guerras militares a sustentar regimes de governos totalitários e excludentes. Há, também, a União Européia se desunindo; um sopro que refresca a força da separação dos ideais de cada um, caminhando todos, para voltarem a ser cada um mesmo.
O mundo gira e continua tal como qual.
No Ocidente, um acidente; dizem as más línguas. Foi eleito um Presidente que todo o mundo não queria. Claro, menos o mundo que votou nele, sob o qual rege o interesse e a legitimidade dessa eleição, o norte americano.
Camada de ozônio e livre comércio, Pra que mesmo?
No hemisfério Central; o México, condenado a pagar por um crime que nunca cometeu, e ainda, pagar por um muro, justamente, para não o repetir.
Cuba continua indo!
É o mesmo mundo em todo lugar! Há Democracias, há ditaduras; uma dita, a outra empurra. É o fim da globalização. E o fortalecimento da englobalização, pelos poderosos; “ o Poder mais forte engloba, pra si, o mais fraco”.
No hemisfério Sul, o latino americano continua sem dinheiro no bolso.
O Brasil! O mundo continua o mesmo…
Aqui se vota, mas não adianta. A vontade colhida nas urnas se desmancha no Congresso Nacional. A lei continua para quem tem força de deter e usufruir do Poder. Repatriar, legalizar dinheiro, fruto de corrupção, parece que vai poder.
O que não vai poder mais é a maioria não poder mais muita coisa.
E o Rio continua lindo!
E o mundo continua o mesmo… O forte sobre o menos forte; o fraco Morre!
Quem menos força tem, mais paga. E a grande maioria é a que menos força tem…
Das queimadas; só vemos a fumaça tomando o lugar do ar fresco. Ah! Também sentimos e vemos a madeira e o pasto que suportam o empobrecimento de “muitíssimos muitos brasileiros”.
O Nordeste, como muitos teimam em afirmar, é o calo do Brasil. Tudo continua!
Alagoas está para o cenário nacional, como o Marechal Deodoro está para a República; sempre na crista da onda do Poder!
Ora, até em Arapiraca, no Agreste do estado de Alagoas, que também faz parte do mundo, o governo que sai, propõe anistia fiscal para os débitos de IPTU e ISS dos contribuintes que não puderam quitar alguns Impostos. O governo que entra, grita que não. Que não pode.
Por que só agora, essa proposta? Defendem os contra da tal ideia, que tem a lei de Responsabilidade Fiscal, o comprometimento da receita para a próxima Administração e assim por diante.
Todavia, a grande maioria é quem paga a conta e a que menos recebe,
seja por que motivo seja; Lei, responsabilidades, oportunismo enfim…
Mas, que seria uma boa atitude do governo que entra, a partir de 2017, em Arapiraca, anistiar uma população que atravessa uma crise, ah, isso também seria interessante, seria muito bom; ‘e como seria’!
Porém, quem menos tem, continuará a receber menos ainda, infelizmente.
Porque o mundo…
… “é o Mesmo Mundo em Todo Lugar”!
Por: Carlo Bandeira
Editorial Jornal de Arapiraca
fotos: Reprodução /INTERNET