A iniciativa é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)
A campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”, está em sua 11ª edição e foi desenvolvida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com o mote “Velho Chico. Revitalizar o rio, preservar riquezas” que é um verdadeiro convite à ação coletiva, instigando a sociedade a se unir a favor da preservação desse patrimônio natural.
Na programação do evento que ocorrerá em Delmiro Gouveia (AL) terá apresentação da Orquestra Tenente Nicácio, exposição de artesãos locais, feira agrária, exposição de animais taxidermizados do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), exposição Museu Vivo, exposição de arqueologia, oficina de produção de sabão ecológico, tendas educacionais, mostra de cinema ambiental e outras apresentações culturais.
Outros três municípios também serão grandes palcos para celebrar a campanha Vire Carranca 2024. São eles: São Francisco (MG), Carinhanha (BA) e Lagoa Grande (PE).
Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo São Francisco), Anivaldo Miranda, que está trabalhando na organização do evento do dia 03 de junho, a escolha da cidade sertaneja foi unânime.
“Votamos para o evento ser em Delmiro Gouveia (AL) porque já era um desejo da Câmara e pelo fato de dar uma maior visibilidade às ações realizadas pelo Comitê na região. O município foi escolhido não só por sua importância socioeconômica, mas por estar também situado próximo aos cânions do São Francisco, além de ser uma região onde o bioma Caatinga é muito valioso e precisa urgentemente de cuidados para não ser destruído. Outro ponto que precisamos mencionar, finalmente, foi a receptividade que tivemos, tanto por parte da população, quanto da prefeitura de Delmiro Gouveia em apoio à comemoração e os debates que faremos este ano na região”, comentou.
A escolha da cidade sertaneja de Delmiro Gouveia para realizar a campanha “Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico” foi imprescindível para que a população da região compreenda a importância da defesa do rio São Francisco e participe.
“Temos recebido apoio irrestrito do município e esperamos a receptividade, bem como a presença de todos no dia do evento, em 03 de junho. Queremos ver as comunidades ribeirinhas, os povos originários e indígenas de toda redondeza que dependem do Velho Chico lutando por sua preservação. Viva o Velho Chico”, finalizou.